terça-feira, 28 de junho de 2011

Artigo : Conhecimento e Liderança.

Conhecimento x Liderança.
Este artigo aborda aspectos relacionados à gestão de projetos e pessoas, caminhos para o sucesso fundamentados no conhecimento e capacidade de liderança dos gestores responsáveis pela implantação de projetos, onde o líder por excelência compartilha conhecimentos, orienta a criação de projetos, resultado da sabedoria que se estabelece entre os membros da equipe, direcionados por um líder competente em sua área de atuação, capaz de reconhecer nas equipes multidisciplinares, não apenas pessoas sobrecarregadas de tarefas impostas pela influência do poder adquirido pelo medo, simbolismo da incompetência do líder, pois somos seres humanos, individualizados, de tipos psicológicos singulares, potenciais distintos, consciência imprescindível a um líder com visão holística conquistar sucesso na gestão de projetos e pessoas.
Entretanto, de fato nem sempre aplica se, em instituições públicas ou privadas, nos deparamos com lideres que usam a máscara do poder protegendo a persona, patologia psíquica, escondem-se atrás de seus paletós, gravatas, papéis e textos multicoloridos, um verdadeiro espetáculo circense, expressão do arquétipo de Clown (palhaço, bobo da corte, bufão) citando Jung, Psicologia Analítica, reflexo de uma estética patética. Percebemos que consideram se iluminados, com idéias e projetos, objetos da criação de uma mente com tendências esquizofrênicas, desenvolvidos sem contestação, após implantados, revelam a personalidade de seu criador, intitulando-se alto executivo e inquestionável.
Por que será que isto acontece? Ouve pouco, fala muito, não tem o hábito de pensar antes de agir, incapacidade de visualização criativa, ou simplesmente ignoram os profissionais competentes em suas áreas de formação, perde-se definitivamente o respeito pelo ser humano. Quem sabe o orgulho, a vaidade e o poder sejam as respostas, para não dizer a prepotência e a necessidade de auto-afirmação, resultante de conteúdos psicológicos reprimidos, que precisam ser compensados.

Carlos Antonio Loureiro
Pós Graduado em Arteterapia de Abordagem Junguiana
Publicado no Jornal Folha de Ribeirão Pires em 28/06/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário