quarta-feira, 18 de abril de 2012

Artigo : Arteterapia e Arquitetura, Despertando a Criatividade.

O uso da cor na Arquitetura, simboliza o elemento de integração entre a edificação, o paisagismo e o espaço público urbano, harmonia da composição tridimensional, onde o homem é o elemento essencial, tendo em vista que na função de arquiteto, buscamos a fonte inspiradora da criação de nossas composições plásticas, em espaços a serem habitados, contemplados ou vivenciados, atribuição dos arquitetos e urbanistas, profissionais da criação.
O arquiteto, urbanista, paisagista, design de interiores, em seus momentos de criação despertam os arquétipos responsáveis pelas energias criativas habitadas em seu inconsciente pessoal, expressando-se através de seus “croquis” , elementos sagrados do ato da criação, despertam em si mesmo todo o potencial de soluções criativas que transcendem um processo alquímico em realidade ,criando cidades, praças, jardins, residências, objetos, transformando o Caos em Ordem, pensando no bem estar e qualidade de vida do ser humano.
Neste contexto, a Arteterapia de Abordagem Junguiana, fundamentada na Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung, vem como coadjuvante no processo criativo, fundamental aos arquitetos, possibilitando o despertar de arquétipos da psique, aplicados no desenvolvimento de projetos de arquitetura em todas as suas formas de expressão.
Cabe ao arquiteto a sensibilidade para entender as reais necessidades de seus clientes, sejam eles simplesmente um casal que deseja construir uma residência que futuramente será um lar, ou uma empresa pública que construirá um hospital, um parque temático, uma praça pública. Daí a necessidade de um olhar ampliado sobre a cidade, conhecimento e especialização em arquitetura hospitalar, urbanismo e paisagismo.
Enfim, podemos definir o arquiteto como o criador por excelência, profissional formado para fazer do imaginário a realidade a ser transformada em concreta a ser habitada e utilizada pelo ser- humano sempre considerando todos os fatores técnicos e humanos em perfeita harmonia.
Carlos Antonio Loureiro
Arquiteto e Urbanista
Pós-Graduado em Arteterapia de Abordagem Junguiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário